Dador de medula

Vejo muitas pessoas darem desculpas para não o serem, talvez pelo medo das agulhas gigantes a entrarem pela coluna a dentro. O que muita gente não sabe é que o processo mais utilizado não é este: apesar de nas séries todas volta e meio aparecer.

Muito bem, o processo é o seguinte:
"Há uma colheita de células progenitoras periféricas - Colheita feita no sangue periférico, geralmente a partir de uma veia do braço, através de um processo chamado aférese, em que o dador tem de tomar previamente um medicamento que é um factor de crescimento que vai fazer aumentar a produção e circulação de células progenitoras no sangue periférico" (ver http://www.min-saude.pt/)

Óbvio que temos de corresponder aos requisitos do costume: não ter doenças imunológicas, ter mais de 50 kg...Também ninguém é obrigado, quem não quer não quer, ou não se sente à vontade, mas imaginem só se um irmão vosso, pais, tios, precisam mesmo... vocês não vão dar uma ajuda?

Aqui em casa metade não pode ser dador - porquê? - Psoríase. O que ainda o outro dia deixou a minha irmã bem chateada porque queria ser dadora e não pode. Existem várias acções, é só procurar.

Como o caso de uma campanha que recebi à pouco no meu email da UP:
"Caros Membros da Universidade do Porto,
Terá lugar já na próxima quarta-feira, dia 16 de Junho, uma Sessão de Angariação de Dadores de Medula Óssea levada a cabo pelos técnicos do Centro de Histocompatibilidade do Norte.
Para se tornar um possível dador, basta dirigir-se à sede do Orfeão Universitário do Porto (traseiras da Faculdade de Direito, sita à Rua dos Bragas) entre as 14h00 e as 18h00, trazendo o BI. (...)"

Espero ter ajudado aos interessados e a mudar o 'medo' de algumas pessoas :)

Comentários

DC disse…
Vê se me lembras de lá ir prá semana xD
Mlady disse…
Eu bem tento! Mas basta me tirarem sangue para eu cair para o lado!

Mensagens populares